Se alguém tem problemas digestivos, como náuseas e vômitos, o médico especialista em gastrointestinal é logo lembrado. Algumas mulheres procuram o ginecologista quando há problema com a menstruação ou alteração das mamas. Já o neurologista surge quando o sono está bem desregulado.
O "problema" é quando todos esses sintomas se encontram numa mesma pessoa e num mesmo período. Preste muita atenção, pode não estar nada errado, mas, sim, uma nova vida se formando em sua barriga.
Algumas mulheres já sentem sintomas de sua gravidez logo após a concepção do óvulo e outras começam a desconfiar somente quando sua menstruação atrasa. Nem todas as mulheres sentem todos os sintomas; outras nem sintomas sentem, somente o atraso da menstruação.
Uma das primeiras alterações que ocorre no corpo da mais nova mamãe é o inchaço e maior sensibilidade dos seios. Esse sintoma pode aparecer antes mesmo da mulher confirmar o atraso na menstruação. Os mamilos também escurecem. Esses são sinais de que os seios estão se preparando para a amamentação. Essas alterações nos seios são causadas por um aumento nos níveis dos hormônios estrógeno e progesterona.
Outro sintoma que pode ocorrer antes do atraso da menstruação é o cansaço e a sonolência. O corpo da mulher está todo voltado para trabalhar a favor do pleno desenvolvimento do feto e deixa pouca energia para a futura mamãe, ocasionando sono e fadiga. A mulher deve descansar bastante e dormir mais horas durante a noite.
Um pequeno sangramento de cor rosa ou marrom, às vezes acompanhadas por cólicas pode aparecer e é causado pela implantação do óvulo na parede do útero. Normalmente ocorre por volta de uma semana depois da ovulação.
Será que estou grávida? - Quando a mamãe começa a achar que sua menstruação está atrasada, os enjôos e vômitos podem aparecer, ou até mesmo um pouco antes. A tolerância a certos alimentos pode diminuir ou aumentar. Supõe-se que o mal-estar seja ocasionado pelo nível elevado do hormônio gonadotropina coriônica humana (hCG) no sangue, o excesso de ácido no estômago e uma maior sensibilidade no olfato.
A progesterona também pode ajudar a mamãe sentir náuseas e vômitos, já que produz um relaxamento da musculatura do aparelho digestivo, tornando a digestão da mulher mais lenta.
Algumas semanas mais tarde a vontade de urinar da mamãe aumenta. Isso tem como causa um aumento no volume de fluidos corporais e maior eficiência dos rins.
Exames - Todos esses sintomas levam a suspeitar de que a mulher esteja grávida, mas isso só será confirmado com um exame clínico do ginecologista ou com exame de urina ou sangue que comprovem a gravidez. Se a gestação for confirmada, o pré-natal deverá ser iniciado logo.
Quando esses sintomas aparecem isoladamente, é melhor procurar assistência, pois nem sempre será uma gravidez, mas poderá ser uma disfunção hormonal, stress, má alimentação, entre outras alterações
Dicas
Use sutiãs que sustentem bem os seios, assim o inchaço e as dores incomodarão menos.
Se os enjôos e vômitos aparecerem constantemente, faça várias refeições ao dia em menor quantidade de alimentos.
Caso desconfie de gravidez, elimine qualquer vício que possa prejudicar o futuro bebê como cigarro, bebida alcoólica ou qualquer medicação.